A não perder
Os míticos penedos de Fajão, a barragem de Sta. Luzia, das mais bonitas do país, as praias fluviais das vilas de Pampilhosa da Serra e de Góis, a cascata da Fraga da Ribeira da Pena, as paisagens únicas das serras do Açor e da Lousã, e a história das suas aldeias, as suas gentes, cultura e gastronomia.
Nas noites sem nuvens ausência de poluição luminosa no vasto horizonte da serra, permite a observação do céu noturno no seu máximo esplendor.
Passeios Pedestres
Na região existe uma rede de antigos caminhos e trilhos para desfrutar a pé com imensas curiosidades.
Feiras e Romarias
A vila de Góis, tem mercado/feira todas as terças-feiras e a feira anual no dia 1 de novembro. Arganil, tem mercado/feira semanal todas as quintas-feiras e a feira anual no 1º fim-de-semana de setembro. Na Pampilhosa da Serra, há mercado semanal todas as quartas-feiras e uma feira quinzenal às quintas-feiras e ainda uma feira de artesanato e gastronomia anual de 14 a 17 de Agosto. Além dos mercados e do comércio local tradicional, com excelentes produtos regionais existem também modernas superfícies comerciais.
A região é rica em festividades e romarias, onde se destacam a festa da Nossa Senhora da Guia em Fajão na 3ª semana de julho. A festa da Nossa Senhora do Monte Alto de 5 a 8 de setembro em Arganil e a romaria da Nossa Senhora das Preces no 1º domingo de julho na Aldeia das Dez.
Aldeias de Xisto
As Casas do Rio® estão localizadas entre as serras do Açor e da Lousã, a uma distância equidistante cerca 25 km das sedes de concelho de Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis, tendo à distância de um passo um conjunto diverso de Aldeias de Xisto e sítios turísticos para visitar e a não perder.
PIÓDÃO
Aldeia emblemática também chamada a “Aldeia Presépio” pela disposição e beleza das suas casas.
FAJÃO
Antiga vila sede de concelho com os seus contos e lendas ilustrados em painéis de ardósia.
JANEIRO DE CIMA E JANEIRO DE BAIXO
Situadas nas margens do rio Zêzere que pode atravessar de barca e disfrutar de um Parque Fluvial.